As oscilações do mercado ocasionadas pela crise da Covid-19 também atingem o mercado de embalagens de plástico, que agora deve se reinventar para continuar atendendo a demanda e tendo êxito em suas ações.
Você acredita que o atual momento é crítico no setor de bobinas e de embalagens plásticas? Acreditamos que há boas oportunidades no setor, visando a retomada na economia e o consequente aumento no consumo. Há, inclusive, resultados positivos para o setor de embalagens ao longo dos primeiros oito meses do ano.
Abaixo, apresentamos dois modos de enfrentamento ao cenário econômico nacional.
Vale a leitura para rever a ideia de que este é o momento de parar de comprar por causa da economia. Considere especialmente a compra de produtos que garantam qualidade e higiene, visto que o consumo de bens alimentícios é particularmente relevante durante a crise.
Primeiro semestre de bens de consumo
O primeiro caso detalhado é o das embalagens plásticas flexíveis, que tiveram bom resultado nos primeiros três meses do ano, quando o cenário era de incerteza devido ao início da crise do coronavírus no Brasil.
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Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), divulgada em abril, mostra que as embalagens plásticas flexíveis tiveram melhores resultados por serem usadas em itens da cesta básica e em produtos de higiene. Houve, ainda, um aumento na produção deste tipo de embalagem.
Este é um “mérito”, por assim dizer, não apenas das embalagens flexíveis, mas da indústria como um todo. Supermercados e farmácias estão na lista dos serviços essenciais durante o isolamento social, por isso funcionam plenamente, ou em capacidade reduzida, durante todo o período.
“Neste período de pandemia, o plástico deixou de ser o vilão e voltou a ser reconhecido como um material nobre e de valor imensurável no cotidiano das pessoas, com ênfase à proteção dos alimentos e garantia de acesso a medicamentos”, afirmou o presidente da Abief, quando o resultado do estudo foi divulgado.
Além das embalagens dos alimentos em si, como as embalagens de arroz e macarrão, os sacos e sacolas plásticas também estão entre itens bastante consumidos. A Lorens dá suporte a eles com uma linha completa de bases e demais acessórios indispensáveis.
Reinvenção no setor alimentício
Os supermercados protagonizam também outra oportunidade de reinvenção para a indústria, devido às mudanças nos hábitos de consumo, e na implantação de medidas de segurança dentro dos estabelecimentos.
Exemplo é o uso de bens descartáveis, quando existir a possibilidade. Foi o caso de uma empresa paranaense, que fez o faturamento voltar a subir embalando guardanapos individualmente para consumo nos estabelecimentos que estavam voltando a abrir.
Em um primeiro momento, a queda no faturamento da Relevo Guardanapos foi brusca, chegando aos 92%. O uso do plástico foi a forma de reinvenção encontrada pelos empreendedores para se adaptar ao cenário de novas normas sanitárias. Há a mesma percepção do presidente da Abief, de que o plástico deixou de ser vilão para se tornar aliado das causas de saúde e higiene.
A Lorens tem uma linha de produtos para ajudar a atender a demanda de embalagens plásticas, inclusive durante a crise. Conheça nossos produtos!