O ano de 2022 começou com a retomada em diversos setores após dois longos anos de pandemia. Os eventos voltaram, as principais regras de distanciamento chegaram ao fim e o comércio voltou ao normal, mas com certeza com muitos impactos do período vivido. Neste artigo, você vai conferir os principais desafios para o comércio no segundo semestre de 2022. Continue a leitura!

O primeiro semestre de 2022 começou com um cenário de retomada para a maioria das empresas do país, principalmente para as de pequeno e médio porte. 

A crise econômica que acompanhou a crise sanitária no período de pandemia trouxe alguns desafios, que precisarão ser superados por empresas que desejam se manter sustentáveis nesse 2022. A seguir, listamos os principais.

 

Desafios para o comércio no segundo semestre de 2022

 

Adaptação

 

Adaptação, com certeza, é a palavra-chave neste segundo semestre. Nos últimos anos, muitas empresas precisaram se adaptar, realizando vendas online e fazendo entregas a domicílio para manter o distanciamento social, por exemplo.

Mudanças como essa se mantiveram mesmo depois da pandemia. Os consumidores compreenderam as facilidades que as compras online oferecem, e pretendem continuar desfrutando dos benefícios desse formato de compra. 

Isso não significa que eles deixarão de visitar as lojas físicas para ver os produtos de perto. As lojas precisarão se adaptar e oferecer os dois formatos de compra, para atingir diversos públicos.

A inovação deve estar presente no dia a dia de todos os comerciantes, para que possam se adaptar à realidade do mercado. A boa notícia é que é relativamente fácil expandir seus negócios para o ambiente digital, já que existem diversas opções gratuitas online.

 

Encontrar soluções tecnológicas

 

Proprietários de comércios têm infinitas opções de plataformas de tecnologia que podem simplificar e ajudar a expandir seus negócios. Muitos varejistas já utilizam softwares para melhorar seus processos, mas fazem escolhas equivocadas. É preciso entender exatamente o que o software oferece e se ele atende ao seu modelo de negócio.

Uma plataforma pesada pode aumentar os custos da empresa e ainda dificultar a rotina dos colaboradores. Por isso, na hora de adquirir um software, busque uma opção projetada especificamente para empresas de varejo.

 

Manter a base de clientes

 

“Fidelidade à marca” é um tema que ganhou popularidade nos últimos tempos, visto que os clientes têm muito mais opções de marcas hoje em dia. Um erro comum de varejos é fazer uma venda sem tentar atrair novos negócios. Aliás, hoje em dia, esse é o caminho mais curto para o fracasso.

Os programas tradicionais de fidelização de clientes ainda são eficazes, mas existe uma tendência cada vez mais frequente de personalização. Isso significa manter a comunicação com o cliente, para que ele se torne verdadeiramente fiel à sua marca, sem nem cogitar adquirir produtos de outra.

 

Estar à altura das expectativas do seu cliente

 

As mudanças daquilo que o seu cliente quer e espera podem acontecer mais rápido do que você imagina. Com a internet e as novas tecnologias, tudo acontece muito rápido e sua empresa precisa acompanhar essa velocidade.

Dessa forma, os varejistas precisam estar cientes das tendências sazonais, tanto com relação ao próprio mercado quanto às mudanças repentinas de comportamento dos consumidores.

Fazer mudanças constantes no seu portfólio de produtos, se for possível no seu segmento, pode ser suficiente para manter o seu comércio no caminho certo.

 

Apostar em um marketing atualizado

 

Você provavelmente já deve estar ciente de que o marketing é importante. Mas mais do que investir em marketing, você precisa investir em um marketing moderno.

Devido às rápidas mudanças do marketing digital, as empresas precisam alcançar seus clientes potenciais em diversos canais diferentes, incluindo e-mail, redes sociais, anúncios pagos e mídias offline, como TV, rádio, outdoors, entre outras.

Mas é preciso ter cuidado: bombardear seus clientes com mensagens desnecessárias o tempo todo, devido a uma estratégia de marketing ineficiente, pode afastar ao invés de atrair clientes.

 

Manter seus funcionários engajados e inspirados

 

Se você deseja obter bons resultados no seu comércio no segundo semestre de 2022, contar com uma equipe comprometida e que esteja alinhada aos objetivos do negócio é fundamental.

Sabemos que o varejo historicamente tem uma alta taxa de rotatividade, e que manter os funcionários por um longo período é um grande desafio. Mas isso pode trazer muitos benefícios, como a redução do tempo e de custos financeiros de adaptação e treinamento de novos colaboradores.

Uma forma de enfrentar esse desafio é aumentar o engajamento dos funcionários, fornecendo novos programas de treinamento que possam maximizar seus potenciais.

 

Investir em uma loja mais atrativa

 

Ter uma loja atrativa, que proporcione todos os recursos para que seu cliente tenha uma boa experiência ao visitá-la é fundamental. Com as facilidades das compras online, o seu cliente precisa enxergar valor em sair de casa para ir até sua loja fazer uma compra.

A Lorens atua no desenvolvimento de produtos destinados ao varejo, com foco em supermercados e lojas de alimentos, como suportes para bobinas, bases para suporte, tubetes injetados e muito mais.

Temos como principais diferenciais a qualidade, resistência e acabamento para oferecer sempre os melhores produtos. Acesse nosso site e confira!

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