Produtos sazonais são aqueles que são comercializados em datas e períodos específicos do ano. Esses produtos podem ser produtos que estão associados a datas comemorativas, como por exemplo ovos de chocolate na páscoa ou aves congeladas no natal. Os produtos sazonais também podem ser produtos que só podem ser encontrados em determinadas estações, como frutas, legumes e hortaliças em geral. 

Mais do que apenas produtos que só podem ser encontrados em determinadas datas, os produtos sazonais são excelentes oportunidades para comerciantes utilizarem a natureza limitada deles para  impulsionarem as vendas desses itens.

Confira algumas dicas de como faturar com produtos sazonais:

Organize-se

Se você não tem um produto em estoque será impossível vendê-lo, então é claro, organização e controle de estoque são essenciais para o bom funcionamento de qualquer comércio. Esse controle é ainda mais necessário quando se fala de produtos nacionais, devido à natureza limitada desses itens. O planejamento passa a ser indispensável, assim como um estudo aprofundado do mercado, saber quais produtos possuem maior volume de vendas em determinados períodos pode fazer toda a diferença no sucesso de um investimento. Em um exemplo muito simples, nas épocas mais frias do ano você provavelmente vai preferir investir em legumes que possam ser utilizados em sopas do que em verduras associadas a saladas mais frescas.

E não é apenas a disponibilidade que requer uma análise detalhada na hora de fazer um investimento, produtos sazonais costumam ter grande flutuação de preços. Logicamente na época em que mais possuem demanda, maior será o preço. Logicamente, o preço de aquisição será repassado ao consumidor final, porém se o preço for muito alto,a venda pode não ocorrer. É um equilíbrio delicado que precisa ser atingido para que haja retorno sobre o investimento. 

Invista em comunicação

Se você tem a intenção de gerar um alto volume de vendas para produtos específicos é necessário comunicar isso a seus clientes. Investir em comunicação é a melhor forma de impactar seus clientes e informá-los à respeito de produtos sazonais, seja através de material de PDV que dê destaque especial aos itens na própria loja ou mesmo comunicação externa, como encartes de ofertas ou posts em redes sociais. Seja qual for o método de chamar a atenção dos clientes, o importante é fazer ela chegar até ele.

Faça promoções

De um modo geral, um determinado período sazonal tem mais de um produto relevante para a época, por isso é uma boa ideia fazer combos de produtos com valor reduzido para incentivar as venda. 

Outra oportunidade são produtos que estão saindo de sua temporada de vendas, especialmente produtos com um baixo tempo de vida na prateleira. Eles são excelente material para promoções de queima de estoque. 

Inclusive, existem muitos consumidores que inclusive já têm a mentalidade de esperar para adquirir os itens com desconto nesses períodos. Desde que haja margem para fazer essas promoções, preços reduzidos fora do período de sazonalidade são um excelente método para alavancar as vendas.

Vale destacar que essas são dicas gerais que funcionam para qualquer tipo de loja, entretanto, cada tipo de comércio e universo de produtos possui suas particularidades que devem ser levadas em consideração na implementação dessas ideias. 

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