Quem tem um supermercado sabe que a menor das mudanças na estrutura pode influenciar as vendas — tanto positiva quanto negativamente. Neste texto, a Lorens irá ensinar uma técnica que pode fazer suas vendas subirem consideravelmente: o cross merchandising.

Você já ouviu falar nele? Sabe o que significa — ou não faz a menor ideia? Qualquer que seja o caso, hoje você irá aprender uma técnica altamente eficaz. Na sequência, nós explicamos o que é cross merchandising, mostramos as vantagens que ele traz para supermercados e ainda damos dicas de como usá-lo.

Confira!

 

O que é cross merchandising?

Na teoria, cross merchandising é um conceito muito simples de ser compreendido. O próprio termo já dá algumas pistas do seu significado. “Cross” pode ser traduzido para algo como “cruzado”, enquanto merchandising é uma palavra relacionada a diversas ações de marketing, publicidade e promoções no geral.

Basicamente, trata-se de um método de organização de produtos que consiste em deixar categorias de produtos complementares próximas umas das outras. Alguns exemplos incluem posicionar o queijo ralado próximo ao macarrão, o leite próximo ao cereal e jogos de copos próximos a bebidas.

Mesmo que, em alguns casos, os produtos não tenham nada a ver uns com os outros, eles se complementam. Com isso, a probabilidade de que clientes levem os dois é muito maior — o que, consequentemente, aumenta os lucros do supermercado.

 

Benefícios desta técnica

A primeira vantagem, e também a mais clara, é esta que acabamos de citar. Apostando no cross merchandising, você estimula compras maiores e o seu faturamento pode aumentar bastante. Dependendo do caso, suas vendas podem dobrar ou até triplicar — contanto que a técnica seja utilizada das melhores maneiras possíveis.

Mas não é somente os supermercados que se beneficiam do cross merchandising. Você também pode melhorar a experiência dos clientes no seu supermercado com a técnica. Isso porque, ao posicionar produtos de categorias complementares lado a lado, você facilita a procura.

Se a intenção do consumidor já era, de qualquer forma, ir atrás de um produto complementar, ele não precisará se deslocar até outro corredor do outro lado do mercado. Mesmo que inconscientemente, isso fará com que ele ache o seu mercado melhor que outros. Afinal, com você ele não perde tempo para encontrar o que procura.

 

Dicas para usá-lo em seu supermercado

Agora que você já sabe o que é cross merchandising e conhece suas vantagens, chega a hora de aprender a usá-lo em seu supermercado. O básico você já sabe, mas algumas dicas podem aumentar a eficácia consideravelmente.

A primeira dica soluciona dois problemas ao mesmo tempo. Você já teve dificuldades para vender um produto novo? Saiba que o cross merchandising pode resolver isso. Posicione o produto ao lado de um complementar que já vende bastante. Assim, o consumidor acaba conhecendo o produto novo “sem querer”.

Outra dica é posicionar um produto barato ao lado de um produto mais caro. Assim, minimiza-se o efeito negativo do produto caro e a possibilidade de ele ser levado passa a ser levemente maior. Por fim, mais uma dica é apostar no uso de displays junto às gôndolas. Eles dão mais destaque aos produtos e atraem os olhos dos consumidores.

 

E aí, o que achou do cross merchandising? Gostou da técnica? Já tinha ouvido falar nela? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo dicas para melhorar ainda mais o rendimento do seu supermercado, siga a Lorens no Instagram!