Você já parou para pensar em quais serão as tendências do varejo em 2023, sendo esse o primeiro ano após uma pandemia que afetou a economia em todos os sentidos? Não é novidade para ninguém que a covid-19 foi a causadora do fechamento de muitos negócios, mas agora, poucos meses após as coisas voltarem ao “normal”, todos estão unindo esforços para fugir da crise e retomar lucros.

A covid-19 trouxe muitas mudanças nos hábitos das pessoas. Além da necessidade de higienizar as mãos com frequência, usar máscara e evitar aglomerações, os números de compras digitais cresceram exponencialmente.

O que antes era adotado para manter o distanciamento social, agora se tornou um hábito. Isso porque as pessoas perceberam a praticidade que receber produtos em casa oferece. Sabemos que as compras online existem há muito tempo, mas foi na pandemia que muitas empresas focaram em oferecer esse serviço com ainda mais qualidade, agilidade e credibilidade, com o objetivo de reter clientes e se manter relevante em meio à crise mundial.

Um estudo recente mostrou que o varejo foi considerado o setor líder em maior adoção mundial dos consumidores em compras online. As compras remotas do vestuário, por exemplo, aumentaram 40%. Já o de alimentos chegou a um aumento de 100% em algumas regiões.

Sabemos que, apesar dos números positivos, há outras questões que trazem riscos, como o aumento da inflação, que contribui para que varejistas promovam mais promoções para reter seus clientes.

Pensando nessas questões, preparamos um texto com as 3 principais tendências do varejo em 2023. Continue a leitura!

 

3 principais tendências do varejo em 2023

 

1. Tendências do varejo em 2023 | Foco nas vendas online

 

As lojas físicas já estão voltando, mas quem deve continuar sendo o destaque em 2023 é o varejo eletrônico. A razão é a citada anteriormente: as pessoas perceberam as facilidades que esse tipo de compra oferece, além de terem se acostumado a comprar dessa forma.

Por essa razão, varejistas do mundo todo já estão dedicando seus esforços ao mundo digital, investindo em e-commerces e em entregas cada vez mais ágeis e econômicas. 

Além disso, as lojas físicas devem se tornar cada vez mais atrativas. É preciso oferecer experiências diferenciadas no ponto de venda para que o consumidor perceba uma vantagem em sair de casa para ir à loja comprar. 

Lojas tradicionais estão perdendo espaço. É preciso oferecer experiências memoráveis, e isso inclui eventos, quiosques interativos, entre outras ideias. A criatividade deve ser o foco – e quem deseja encantar clientes precisará inovar.

 

2. Tendências do varejo em 2023 | Compras mais conscientes

 

Os millennials e a geração Z já se mostraram mais conscientes em relação às suas compras. Isso significa que mais do que produtos, elas estão preferindo comprar de marcas que se mostram preocupadas com temas como meio ambiente e causas sociais.

Varejistas que desejam conquistar essas e as próximas gerações não podem ignorar esse fato. É preciso ser transparente sobre o uso de materiais sustentáveis, oferecer condições justas para trabalhadores, ter responsabilidade ética e promover um posicionamento de marca de acordo com as causas sociais.

 

Leia também: Como ter fornecedores de confiança no seu varejo

 

3. Tendências do varejo em 2023 | Personalização

 

Com a grande oferta e a facilidade de acesso a produtos do mundo todo, os consumidores estão cada vez mais valorizando um atendimento personalizado na hora da compra. 

E isso vai além de receber um cartão de feliz aniversário da marca ou um email com o nome do consumidor no título. É preciso oferecer personalização de verdade para seu cliente. A Nike, por exemplo, permite que seus clientes criem tênis personalizados, por meio do programa Nike By You.

Mas não precisa se preocupar. Sabemos que se sua empresa tiver um grande número de clientes é praticamente impossível oferecer um atendimento personalizado a todos eles. A boa notícia é que, embora os consumidores valorizem a personalização, eles têm uma expectativa bastante realista sobre elas (ou seja, você não precisa fazer mágica, basta mostrar para seu cliente que se preocupa com ele – e ser criativo, é claro).

Então, gostou de conhecer 3 das principais tendências do varejo em 2023? Deu para perceber que o consumidor está cada vez mais exigente, não é mesmo? E quando o assunto é ponto de venda, se você deseja continuar relevante no mundo físico, é fundamental garantir uma experiência de excelência aos seus clientes.

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