O marketing para hortifrutis pode trazer desafios, mas ao mesmo tempo é repleto de possibilidades. Isso porque as pessoas estão cada vez mais buscando um estilo de vida mais saudável, priorizando alimentos frescos, como frutas e legumes.

No mercado o que não falta são alimentos que parecem ser saudáveis, mas que na verdade são cheios de açúcares, gorduras e conservantes. Proprietários de estabelecimentos voltados a frutas e legumes devem estar atentos a isso, buscando educar seu público sobre a importância de optar por alimentos mais naturais.

Seja na loja ou nas mídias digitais, existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática para atrair um público interessado nos produtos que você oferece. Neste artigo você vai conferir algumas delas. 

 

4 estratégias de marketing para hortifrutis

 

Marketing para hortifrutis: produza um conteúdo de qualidade em suas redes sociais

 

Hoje em dia, estar bem posicionado nas redes sociais é algo básico para qualquer empresa – inclusive para o seu pequeno varejo. Antes de comprar em algum local, a nova geração costuma buscar a conta da empresa em redes sociais, como o Instagram, para descobrir se trata-se de uma loja de confiança.

Mais do que estar nas redes sociais, é preciso produzir um conteúdo de qualidade, que transmita seriedade e que fale a linguagem do seu público.

Muitos consumidores deixam de comprar frutas e vegetais frescos porque não sabem como prepará-los. Uma dica é tomar a iniciativa de educar os consumidores sobre as diferentes maneiras de preparar alimentos incorporando os produtos que você vende em sua loja. Isso pode ser feito na rede social, por meio de vídeos e textos atrativos, ou mesmo através de materiais impressos que podem ser distribuídos aos consumidores na sua loja.

 

Marketing para hortifrutis: facilite a vida do seu cliente

 

O consumo de alimentos ultraprocessados e congelados ainda é comum. Isso se deve à facilidade que eles proporcionam, já que a maioria pode ser consumido imediatamente ou poucos minutos após serem inseridos no micro-ondas.

Tendo isso em mente, você pode pensar em formas de facilitar a vida do seu cliente para que ele consiga se alimentar de forma saudável sem precisar recorrer a alimentos tão maléficos para a saúde. 

Vender lanches, como frutas picadas em embalagens pode ser uma ideia. Sucos de frutas e potinhos com oleaginosas diversas também são um atrativo para quem vive uma vida corrida e deseja lanches práticos e saudáveis para consumir no trabalho, por exemplo.

Com criatividade você pode sair na frente e se tornar uma verdadeira referência em comida saudável para o seu público.

Marketing para hortifrutis: merchandising na loja

 

Visual merchandising é a prática de otimizar a apresentação de produtos e serviços na sua loja para melhor destacar suas características e benefícios. Isso inclui tudo, desde vitrines e expositores até as sacolas que você oferece para seus clientes carregarem os produtos.

Para garantir um melhor merchandising, as principais dicas são:

  • Apresentar os produtos novos e sazonais na entrada;
  • Adicionar cartazes e etiquetas para promover ofertas especiais, como de R$ 10 por R$ 5, por exemplo.
  • Colocar os itens de venda mais rápida na parte de trás da loja, para que os clientes precisem passar por todas as outras mercadorias até chegar neles. Isso pode contribuir para que eles coloquem no carrinho produtos que não estavam nos planos, e assim você vende mais.
  • Compras por impulso, como porções menores, devem ficar no local de pagamento. Seus clientes podem acabar comprando por se sentirem atraídos por eles.

 

Marketing para hortifrutis: crie um ambiente confortável

 

Se seu cliente passar mais tempo dentro da sua loja, as chances de ele comprar mais aumentam. E para que ele deseje passar mais tempo nela, é fundamental que ele se sinta confortável.

Colocar um som ambiente tranquilo e agradável pode ser interessante. Se você vende frutas, que tal oferecer degustações? Outra dica é oferecer wi-fi grátis. Que tal criar um local “instagramável” com um papel de parede divertido para seu cliente fazer fotos e postar nas redes sociais marcando a conta da sua loja? São algumas ideias que podem funcionar e não demandam tanto investimento.

Garantir que o manuseio dos itens da sua loja sejam práticos e fáceis também é fundamental. Os seus clientes devem ter autonomia para escolher os produtos que quiserem, na quantidade que desejarem, sem precisar da sua ajuda para tudo. Isso porque muitas pessoas são mais introspectivas e preferem fazer suas próprias escolhas sem muito contato. Por isso, oferecer sacolas e deixar os hortifrutis à mostra para seu cliente selecionar como preferir é essencial.

Para tornar isso possível, a Lorens oferece suportes plásticos para bobinas, um item fundamental para todo varejo que trabalha com hortifrutis. Nossos suportes são fabricados com material altamente resistente, característica essencial nesse tipo de produto, já que, no ponto de venda, é usado com frequência por consumidores.

Para saber mais sobre nossos produtos e como eles podem ajudar você em seu varejo, acesse nosso site. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá!