Se você é proprietário ou trabalha em um varejo, aumentar as vendas provavelmente é um dos seus objetivos, certo? Afinal, isso é fundamental para a permanência e o crescimento no mercado. Pensando nisso, neste texto preparamos 5 dicas para ajudar você a aumentar as vendas do seu varejo.

Antes de tudo, é importante pontuar uma questão: diversas pesquisas mostram que o consumidor está mais seletivo, informado e exigente. Isso graças ao fácil acesso à tecnologia e à compra de produtos vindos de diversos locais, inclusive de fora do Brasil, que oferecem uma boa relação de custo-benefício.

Pensando nisso, especialmente se você possui um negócio que atinge um público local, como um supermercado, é preciso estar atento a esse fator e buscar sempre evoluir para superar a concorrência.

Por isso, continue a leitura e fique atento a quais desses itens podem ser adaptados ao seu varejo, visando o aumento das vendas. Vamos nessa?

 

Como aumentar as vendas do seu varejo

 

Esteja nas redes sociais, mesmo que você venda somente por loja física

 

Hoje em dia, não estar presente nas redes sociais é o mesmo que não existir para muitas pessoas. Quando surge a necessidade ou o interesse em comprar um produto ou serviço, é em redes sociais, como Facebook e Instagram, que muitas pessoas pesquisam por lojas.

Por isso, mais do que estar presente, dedique-se a ter um posicionamento de qualidade, mostrando o profissionalismo do seu negócio e a qualidade dos seus produtos. Além disso, invista em produção de conteúdo. Essa é uma forma de trazer ainda mais pessoas para a sua rede.

 

Treine seu time de vendas para atender bem

 

Uma pesquisa realizada pela Hibou – Monitoramento de Mercado e Consumo com 1727 entrevistados mostrou que 53,7% das pessoas simplesmente mudam de marca quando têm uma experiência de atendimento ruim.

Esse dado mostra que oferecer um atendimento ruim ainda é uma das principais causas da não venda. Por isso, manter a equipe qualificada deve estar entre as prioridades do seu varejo. Forneça cursos de atendimento ao cliente e ofereça vantagens para aumentar a motivação dos seus colaboradores. Quanto mais capacitada a equipe, maiores as chances de fechar boas vendas.

 

Monitore o mercado

 

Ficar atento às informações do mercado é imprescindível. Isso significa projetar cenários, monitorar as notícias e acompanhar a concorrência. 

Somente dessa forma você poderá realizar tomadas de decisão mais assertivas e fazer planejamentos mais concisos para curto, médio e longo prazos.

 

Reforce o valor do seu produto ou serviço

 

Oferecer qualidade é básico. Nenhum negócio cresce de verdade se o que for oferecido não for algo que realmente entregue valor ao público.

Uma das estratégias muito utilizadas por varejos é efetuar promoções com baixas de preços, mas nem sempre essa é a melhor alternativa. O ideal é entregar valor agregado, que faça com que as pessoas desejem o que você oferece por saberem que o produto/serviço vai fazer a diferença na vida delas, independentemente do preço.

Porém, é preciso realizar uma comunicação eficiente, que faça com que o seu público tenha conhecimento sobre a qualidade do seu produto. Comunique os benefícios do que você oferece e mostre os processos de produção, as técnicas envolvidas, aquilo que torna o seu produto algo tão valioso. 

 

Fidelize seus clientes

 

Uma forma de fidelizar clientes, além de oferecer produtos de qualidade e um bom atendimento, é apostar em recursos de fidelidade, como:

  • Criar um sistema de cashback
  • Apostar em serviços de assinatura, que façam com que seus clientes tenham contato com a sua marca mensalmente, quinzenalmente ou semanalmente, por exemplo.
  • Dedicar-se a oferecer um bom relacionamento, que vá além do momento da compra.

Então, o que você achou dessas dicas? Quais delas você aplica no seu negócio? E quais deseja aplicar?

Para conferir mais dicas como essas, acompanhe os outros artigos disponíveis aqui no blog. Aproveite, também, para os seguir no Instagram e ficar por dentro de todas as novidades da Lorens!