Ter bons fornecedores é essencial para o sucesso do seu varejo. É importante que eles sejam de confiança e que tenham competência para atender às demandas dos seus clientes de forma efetiva. Neste texto trouxemos um conteúdo completo para ajudar você a conquistar fornecedores de confiança no seu varejo. Continue por aqui e confira!
Independentemente se você é um iniciante ou se já está há muitos anos no mundo do varejo, neste texto você encontrará informações valiosas e critérios indispensáveis para considerar na hora de realizar a sua seleção de fornecedores. Agora chega de papo e vamos direto ao ponto!
Fornecedores de confiança: como fazer uma boa escolha?
É durante a seleção de fornecedores que você consegue ter informações precisas sobre o quão confiantes são os fornecedores. Tenha em mente que, no processo de negociação, essas empresas geralmente vão tentar transmitir serem comprometidas e adequadas. Porém, para fazer uma boa escolha, é preciso se basear em fatos, e não somente em impressões.
Para isso, fique atento aos critérios abaixo:
Histórico da empresa
O primeiro passo para conhecer a fundo um fornecedor é analisar o histórico da empresa. Pesquise e solicite informações sobre o desempenho dela e comprovações de que já atendeu outros negócios com eficiência. Ter acesso a esses “cases de sucesso” te ajudarão a entender melhor como o fornecedor trabalha e a ter mais confiança para fechar negócio
Busque indicações de pessoas de confiança
Ter uma rede de contatos confiável é excelente para “encurtar caminho” e fazer boas escolhas baseadas em depoimentos de outras pessoas.
Se você tem contato de profissionais com experiência na área que possam fornecer a você indicações de fornecedores de confiança, aproveite. Porém, isso não significa que você precisa se limitar apenas a fornecedores “conhecidos”, afinal, contar com empresas novas e que entreguem produtos diferenciados é importante para se destacar perante à concorrência. Tente balancear esta dica com as outras deste artigo.
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Analise a situação econômica do seu fornecedor
É difícil confiar na qualidade de um fornecedor se ele estiver com a situação econômica debilitada, não é mesmo? Afinal, quando uma empresa desempenha um bom trabalho, dificilmente passará por fases de dificuldades – mas não tome isso como regra, já que problemas pontuais e imprevistos acontecem.
Mas fique atento: problemas financeiros podem trazer dificuldades diversas, como comprometer o estoque da sua empresa.
Qualidade dos produtos oferecidos
Este critério é básico, afinal, a qualidade é fundamental. Não adianta ter uma empresa com alta capacidade de produção ao seu lado se o produto oferecido não for de excelente qualidade.
Quando você oferece aos seus clientes um produto ruim ou mediano, as chances de sua empresa ser mal vista no mercado e de você enfrentar problemas com produtos defeituosos é grande. Além disso, ao ter experiências ruins, o seu cliente pode optar por buscar a concorrência. E você não quer isso, não é mesmo?
Por isso, sempre solicite os indicadores de qualidade dos produtos oferecidos pelo fornecedor e, se possível, teste-os antes de adquiri-los.
Preços
Um produto de qualidade demanda um investimento considerável, mas tenha em mente que sempre é possível economizar. A compra dos produtos impacta diretamente na lucratividade das suas vendas.
O ideal é optar por um fornecedor que esteja próximo geograficamente da sua empresa, para que não seja necessário um alto investimento em logística. Além disso, considere fornecedores que estejam abertos a negociações de valores, para que vocês consigam estabelecer uma parceria comercial que traga benefícios para as duas partes.
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Preocupação com o ponto de venda
Se você tem uma loja física, especialmente no segmento de hortifrutis, optar por um fornecedor que, além de oferecer excelentes produtos, esteja atento aos materiais de ponto de venda, é essencial.
Mais do que ter acesso a bons produtos, cada vez mais o consumidor prioriza um bom atendimento e uma experiência de qualidade no ponto de venda. A compra online está cada vez mais ganhando espaço entre os consumidores. Para que eles priorizem ir até a sua loja para escolher os produtos, é preciso que a experiência valha a pena.
Sendo assim, opte por fornecedores que estejam atentos a essa questão, e que estejam constantemente se renovando para surpreender o consumidor final.
A Lorens está há mais de seis anos no mercado, e tem como foco o desenvolvimento de produtos inovadores, que garantam qualidade e resistência. Oferecemos suportes para bobinas utilizados no comércio de alimentos, para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.
A partir de muito estudo e dedicação, construímos um posicionamento sólido de seriedade e comprometimento com parceiros, clientes e consumidores.
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