Warning: The magic method MchGdbcBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/u336404192/domains/lorensonline.com.br/public_html/wp-content/plugins/goodbye-captcha/includes/plugin/MchGdbcBasePublicPlugin.php on line 44
História da sacola plástica começa com preservação - Loren's Suportes

A história da sacola plástica, objeto integral de nossas vidas, e presente em todos os segmentos de comércio, é surpreendente. Por exemplo, você sabia que ela nasceu para proteger o meio-ambiente?

O sueco Sten Gustav Thulin, criador do design das primeiras sacolas plásticas, ficou satisfeito pela invenção de um produto de baixo custo e que poderia ser reutilizado – logo, diminuindo o impacto do consumo na natureza.

Saiba mais sobre a história da sacola plástica e a trajetória dos plásticos desde então, até se tornarem um dos materiais mais consumidos durante a pandemia. 

Fundo de sacola plástica

A história das sacolas plásticas e sua popularização

Sten Gustaf Thulin era um designer de embalagens sueco, que inventou a primeira sacola plástica do mundo, na década de 1960. Em primeiro lugar, era conveniente, bonito, e com baixo custo de produção. Além disso, ajudava a guardar, embalar e transportar produtos com segurança. Logo, não demorou muito para que caísse no gosto popular.

Aquele modelo de sacola ficou conhecido como t-shirt (ou camiseta, em português), porque parecia uma camiseta com as mangas cortadas. Todavia, a nova sacola era mais resistente. Então, rapidamente foi patenteada e produzida em larga escala.  

Era preciso derrubar árvores para fazer as sacolas de papel usadas na época. Embora no começo as pessoas não soubessem muito bem como usar o novo produto, ele logo tornou-se a principal embalagem dos Estados Unidos e na Europa.

Na década de 1980, elas já representavam cerca de 80% do mercado europeu de embalagens e passou a substituir completamente as sacolas de papel. Assim, Thulin havia acabado de criar uma invenção que mudaria o mundo.

A história da sacola plástica e do meio-ambiente

Não era necessário cortar árvores para produzir plástico. Logo, os novos sacos eram mais resistentes e versáteis. Por isso, o mundo tinha em mãos um produto eficiente, com baixo custo, e que protegia a natureza, segundo o pensamento da época. 

Mas, hoje já se sabe que o plástico também gera impactos ambientais. Por exemplo, pelo gasto de energia para produzir, e com o descarte irregular. Entretanto, para o período em que foi criado, era uma verdadeira revolução no consumo. Em seguida, dominou o mundo! 

As sacolas plásticas sempre tiveram grande valor para Thulin. Por isso, ele não as descartava. Pelo contrário, ele as utilizada muitas vezes, até ficarem desgastadas. Ou devolvia aos estabelecimentos depois de usar. 

“Para meu pai, a ideia de que as pessoas simplesmente jogariam fora essas coisas seria bizarra. Ele sempre carregava um saco plástico dobrado no bolso”, conta o filho de Thulin, em entrevista à BBC

Durante a pandemia, infelizmente ficou difícil fazer como Thulin. Isso porque ele deve ser descartado por razões de segurança. Ainda assim, o plástico tornou-se extremamente importante durante a crise do coronavírus, por permitir a segurança de alimentos; proteção de equipamentos de segurança; descarte de materiais, entre outras aplicações. 

Infelizmente, o vírus pode sobreviver por bastante tempo no plástico, por isso ele deve ser descartado após um único uso.

Conheça nossos Suportes e Acessórios

Produtos inovadores que se adequam à necessidade do seu comércio