Enquanto os anos de 2020 e 2021 foram de perspectiva negativa para o público consumidor e praticamente todos os setores do mercado — graças à pandemia —, 2022 começa a mostrar os primeiros sinais claros de melhora. No entanto, o período que passou deixou marcas profundas em toda a sociedade, o que se reflete no mercado.

E, como você já deve ter imaginado, o setor do plástico não é diferente. Não há dúvidas de que o mercado do plástico pós-pandemia será diferente de tudo que já vimos; mas quais serão essas diferenças? Esta é uma dúvida compartilhada pela maioria das empresas que fazem parte do setor. Felizmente, é possível estimar algumas respostas.

Isso porque mudanças são ditadas por tendências. E as tendências para o mercado do plástico pós-pandemia já estão sendo analisadas por especialistas. Neste texto, a Lorens traz as principais delas. Desta forma, você poderá ter uma boa noção do que esperar do setor a partir de agora.

Para você que trabalha com plástico, ter este conhecimento é uma ferramenta fundamental para continuar agradando os clientes e, com isso, vender mais. Quer entender melhor o que estamos falando? Então continue a leitura abaixo!

3 tendências para o mercado do plástico pós-pandemia

1. Novos hábitos de consumo

Eventos que alteram o curso da humanidade também têm o poder de mudar profundamente diversos hábitos da sociedade como um todo. E a pandemia não foge à regra. Um dos hábitos que mudou para sempre foi a forma como os consumidores se relacionam com as empresas.

As consequências do distanciamento social fizeram com que a internet tivesse um papel ainda mais importante do que já tinha. As compras online dispararam — e, hoje, uma empresa que não está no universo digital está deixando de vender.

Além disso, outra questão que mudou foi a relação dos consumidores com as embalagens. De acordo com uma pesquisa feita pela Flexible Packaging Association, mais de 60% dos consumidores estadunidenses pagariam mais por embalagens mais funcionais e recicláveis. Para nós, que trabalhamos com plástico, este dado merece muita atenção.

2. Sustentabilidade

E, falando em embalagens recicláveis, mais uma tendência para o mercado do plástico pós-pandemia é exatamente ela: a sustentabilidade. A verdade é que ela já era uma tendência há alguns anos. Porém, seu poder e importância ficaram ainda mais evidentes após este período.

Como o plástico é, essencialmente, um material que demora para se decompor na natureza, ele é alvo de muitas críticas quando o assunto é sustentabilidade. Por outro lado, há tipos de plástico que são mais fáceis de serem reaproveitados. Além disso, adotar processos menos prejudiciais podem minimizar o impacto do material em si.

Independente do que seja feito, uma coisa é certa: ser uma empresa sustentável está deixando de ser um diferencial e se tornando uma obrigação.

3. E-commerce

Lembra que falamos que a internet, especialmente nos últimos anos, mudou completamente o modo como empresas e consumidores interagem? A última tendência para o mercado do plástico pós-pandemia que nós trouxemos neste texto está diretamente relacionada a isso.

É claro que disponibilizar o contato pela internet é um ótimo passo, mas é preciso ir além. A praticidade de comprar pelo próprio computador ou celular está fazendo com que as pessoas deem preferência às empresas que atuam com este formato.

Portanto, para garantir que suas vendas se mantenham lá em cima, o ideal é ter uma plataforma de e-commerce.

E aí, o que achou das tendências que trouxemos? Como está a sua situação em meio ao mercado do plástico pós-pandemia? Caso tenha gostado das informações que trouxemos hoje e queira continuar recebendo conteúdo parecido, não se esqueça de seguir a Lorens no Instagram!

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