Warning: The magic method MchGdbcBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/u336404192/domains/lorensonline.com.br/public_html/wp-content/plugins/goodbye-captcha/includes/plugin/MchGdbcBasePublicPlugin.php on line 44
Polietileno (PE): o que é e aplicações - Loren's Suportes

Você sabia que existem diferentes tipos de plástico? Dependendo do que será feito com o material, tipos diferentes são utilizados. Um deles, que, inclusive, está entre os mais utilizados do Brasil e do mundo, é o polietileno (também chamado de PE). Por ser tão importante, até mesmo para a Lorens, nós resolvemos fazer um texto falando sobre ele.

Na sequência, nós te mostramos o que é polietileno e, logo em seguida, falamos a respeito das principais aplicações do material. Como você poderá ver, ele é altamente versátil, estando presente em dezenas de indústrias e em vários produtos que você tem em casa e não fazia ideia de que se tratavam de polietileno.

Para saber mais sobre este material fascinante, continue a leitura abaixo!

 

O que é polietileno?

Como citamos — e como você provavelmente já sabia —, o polietileno é um dos tipos de plástico. Em termos técnicos, trata-se de uma resina termoplástica flexível e cristalina. Chamamos o PE de termoplástico pois ele se deforma com o calor, especificamente em temperaturas acima dos 120ºC.

Abaixo disso, no entanto, ele pode sofrer bruscas mudanças de temperatura sem que suas propriedades sejam afetadas. E é exatamente esta característica que o faz ser tão útil para diversas aplicações.

Quando falamos que o polietileno é um dos plásticos mais utilizados do mundo, não era um exagero. Para se ter uma ideia, a indústria de embalagens flexíveis brasileira consome 770 mil toneladas do material (!) a cada ano. O mercado de PE cresce mais que o PIB do país.

Talvez muitos se preocupem com a questão da reciclagem — afinal, não estamos falando de números baixos. Para estes, porém, temos uma boa notícia: o polietileno de alta densidade (o tipo mais usado) é a segunda resina mais reciclável do mundo.

Isso significa que, mesmo depois de aplicado na fabricação de algum material, ele pode ser reciclado e voltar para o início do ciclo, servindo como base para a fabricação de mais plástico. Em uma realidade tão preocupada com a preservação do meio ambiente, isso é uma ótima notícia, não acha?

aplicações do pe

 

Quais são as principais aplicações?

Como já citamos, o polietileno é um material que tem múltiplas aplicações — especialmente o PEAD (polietileno de alta densidade). A principal delas é, sem dúvidas, em embalagens. Detergentes, cosméticos e até mesmo produtos químicos são exemplos de produtos cujas embalagens são feitas a partir do PE.

Outros exemplos muito comuns são os brinquedos infantis de plástico e os potes caseiros para guardar comida. Na prática, é praticamente impossível que você não tenha polietileno na sua casa — mesmo que não saiba disso.

Por fim, não poderíamos deixar de citar os produtos com os quais nós atuamos. Os suportes plásticos para bobinas, presentes em qualquer supermercado e fabricados com maestria pela Lorens, também são fabricados com o uso do polietileno. Na próxima vez que você for a um mercado, com certeza lembrará das propriedades deste material tão presente em nossas vidas.

 

E aí, o que achou dessa curiosidade a respeito de um dos principais tipos de plástico do mundo? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo nosso conteúdo, siga a Lorens no Instagram!