Warning: The magic method MchGdbcBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/u336404192/domains/lorensonline.com.br/public_html/wp-content/plugins/goodbye-captcha/includes/plugin/MchGdbcBasePublicPlugin.php on line 44
Reciclagem de plástico: por que é tão importante e como é feita? - Lorens

O plástico é um dos materiais mais utilizados do mundo, especialmente para a criação de produtos diversos. Por ser tão usado, é fundamental que se recicle o material, de modo que o planeta não sofra os impactos de seu consumo. Mas você já se perguntou como a reciclagem de plástico é feita? Faz alguma ideia dos passos que envolvem o processo?

Caso não saiba, neste texto a Lorens te mostra! Vamos explicar por que é tão importante reciclar plástico, mostrar como funciona o processo de reciclagem do material e, por fim, ainda listar algumas das principais aplicações do plástico reciclado.

Continue a leitura e entenda!

 

Por que é tão importante reciclar plástico?

Você já parou para pensar na quantidade de lixo produzida diariamente? De acordo com estudos, estima-se que cada pessoa produz aproximadamente 1 kg de lixo por dia. Multiplique este valor pelo número de habitantes do planeta e você verá a imensa quantidade de material descartado a cada dia.

Considerando o tanto de objetos que são fabricados com plástico, fica fácil ver que o material representa uma grande porcentagem de todo o lixo que produzimos e descartamos. Afinal, praticamente todas as embalagens de produtos o utilizam.

Mas não é “só” isso. Além de ser um dos materiais que mais consumimos, o plástico também pode estar entre os mais nocivos — isso, é claro, caso não seja reciclado. Infelizmente, o despejo de lixo nos mares é uma situação comum, e o plástico está entre os materiais que mais causam impactos para a vida marinha.

Se quisermos preservar todas as formas de vida do planeta, equilibrando, assim, o ecossistema e melhorando a qualidade de vida de todos, é fundamental adotar medidas mais sustentáveis e promover a reciclagem de plástico.

como reciclar plástico

 

Como a reciclagem de plástico é feita?

Agora que você já sabe por que a reciclagem de plástico é importante, resta entender como ela é feita. Existem, basicamente, três tipos diferentes de reciclagem para o plástico. Considerando que o objetivo da reciclagem é aproveitar o material novamente para a criação de novos produtos, cada tipo de reciclagem permite que se faça produtos diferentes.

Neste texto, vamos tratar do tipo de reciclagem mais comum no Brasil: a reciclagem mecânica (os outros tipos incluem a reciclagem química e energética).

Seu processo é relativamente simples. Depois que os materiais são recolhidos e separados de acordo com o tipo de plástico, a empresa responsável pela reciclagem tritura o material em pequenos grânulos. Uma vez que o plástico está granulado, fica muito mais fácil trabalhar com ele.

O plástico granulado é, então, efetivamente usado para produzir novos materiais. Algumas das peças mais comuns que podem ser feitas através do plástico reciclado são sacos de lixo, mangueiras, embalagens não-alimentícias e até mesmo peças de automóveis.

Fica ainda mais claro, com esses exemplos, por que a reciclagem de plástico é tão importante, certo? Com ela, o ciclo de vida do material aumenta consideravelmente, o que é mais barato para quem produz ao mesmo tempo em que ajuda na preservação do meio ambiente.

E você, já fazia ideia de como funciona a reciclagem de plástico? O que achou do texto? Caso tenha gostado do conteúdo e queira receber mais, siga a Lorens no Instagram!