Warning: The magic method MchGdbcBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/u336404192/domains/lorensonline.com.br/public_html/wp-content/plugins/goodbye-captcha/includes/plugin/MchGdbcBasePublicPlugin.php on line 44
Tendências do Autoatendimento no Comércio - Loren's Suportes

É inegável que o comércio em geral vem passando por diversas adaptações, muitas delas sob influência direta de inovações tecnológicas. Desde o e-commerce a aplicativos de delivery; todos os setores têm passado por mudanças. E essas mudanças têm chegado a passos largos no Brasil.

Supermercado Autônomo, Compras por Delivery e Outras Evoluções do Varejo

O varejo, sendo uma parte tão integrante do cotidiano brasileiro não poderia ser diferente. Tendências do exterior já têm chegado em território brasileiro, especialmente no que diz respeito ao autoatendimento.

Uma prática que já tem se popularizado em grandes redes de supermercados do mundo inteiro é a do self-checkout (ou autopagamento). Neste sistema, que procura evitar longas filas, o cliente se dirige a um caixa especial de autoatendimento, no qual ele mesmo passa suas compras e faz o pagamento via cartão.

Essa prática tem trazido de carona um outro modelo de compras, o do Supermercado Autônomo.

No Brasil, recentemente, chegou o primeiro mercado 100% autônomo da América Latina, o Zaitt.

O modelo da loja é de autoatendimento total. O cliente libera sua entrada no estabelecimento através de um aplicativo, escolhe seus itens e confirma as compras na saída, que já são debitadas do cartão cadastrado no aplicativo.

Isso permite aos clientes muito mais autonomia e conveniência na hora de fazer suas compras.

Além de não haver a necessidade de o estabelecimento fechar, ficando à disposição do cliente 24h, a velocidade do processo de compra elimina longas filas de espera.

Todos esses fatores somados podem ser indícios de um reflexo futuro do varejo no Brasil, uma vez que, segundo estudos, 60,4% dos brasileiros gostariam de tecnologias de autoatendimento em suas compras.

E para aqueles que não querem nem sair de casa? Bem, os que preferem receber as compras em casa têm opções também.

Não é de hoje que supermercados fazem entrega de compras a domicílio, porém com aplicativos de delivery o cenário está passando por mudanças significativas. Como é o caso da parceria que o Carrefour fez com o aplicativo Rappi, permitindo a entrega de alimentos e bebidas geladas 24h. Para acomodar o fluxo de pedidos, a rede adotou para uma de suas unidades na capital paulista um sistema “express”, dedicado a função do delivery.

O Futuro dos Mercados é a Experiência do Cliente

Como é possível perceber, essas evoluções mercadológicas têm grande impacto pelo desenvolvimento tecnológico sendo integrado nos processos de compra.

O papel da tecnologia já vem se provando há tempos na História. As grandes revoluções industriais só se tornaram possíveis quando a tecnologia passou a facilitar e acelerar os processos de produção das indústrias.

Hoje em dia passamos por um novo momento, onde a tecnologia tem sido aplicada não só para facilitar e massificar a produção, mas para  melhorar a experiência dos clientes. Tornando a aquisição de um produto ou serviço o mais fácil, agradável e personalizado possível.

A Evolução do Varejo

Vale lembrar que os modelos de supermercado que conhecemos hoje também foram revolucionários em algum ponto da história. Antes da forma de compra atual, na qual os clientes transitam livremente por entre as prateleiras e podem escolher seus produtos, as compras eram feitas pedindo-se os itens a um balconista que os retirava diretamente do estoque.

Quem diria que uma ação que para nós hoje é tão corriqueira, como os saquinhos plásticos onde você coloca suas frutas no mercado podem sim ser um produto inovador?

Isso faz pensar. Que evoluções o futuro do varejo guarda?

Conheça nossos Suportes e Acessórios

Produtos inovadores que se adequam à necessidade do seu comércio