Para se destacar diante dos concorrentes e aumentar as vendas do seu supermercado, é preciso inovar e perceber as necessidades do consumidor, para sempre oferecer o melhor e fidelizar seus clientes. Além de estar atento às inovações tecnológicas e comportamento do consumidor, também é essencial ser criativo e lançar estratégias de marketing que combinem com o seu negócio e clientes. Afinal, a pergunta que não podemos nunca de deixar de fazer é: Como posso aumentar as vendas?

Vamos dar dicas preciosas para você colocar em prática em seu negócio e alavancar as vendas.

Melhore a experiência de compra 

Iluminação, música, circulação, disposição dos produtos, tamanho dos carrinhos, organização e limpeza. Tudo isso é de extrema importância para gerar uma experiência de compra agradável

Com uma boa iluminação você estimula a compra por impulso através da valorização visual dos produtos, principalmente no hortifrúti e na padaria.

O bom uso da música, em volume e sonoridade agradável, diminui a hiperatividade, relaxa e estimula os consumidores. Pesquisas mostram que as emoções das pessoas podem ser afetadas com a música. E no comércio não seria diferente, a música afeta a compra.

Essa pode parecer uma dica batida, mas é sempre bom lembrar: Sempre posicionar estrategicamente os produtos nas prateleiras. Produtos posicionados na linha da visão do público alvo estimula a compra. 

Transformar a compra em um momento agradável deve ser o seu maior e principal objetivo. Por isso, mantenha o ambiente limpo, organizado, forneça ótimo atendimento, crie atrativos visuais e ofereça promoções inesperadas periodicamente. 

Inove para atrair clientes

Para inovar, o primeiro passo é conhecer o seu cliente, estar atento às transformações de comportamento do consumidor, conhecer e explorar esse novo padrão de comportamento de consumo. Lembre-se que você só será surpreendido se não estiver preparado quando estas transformações chegarem.

Utilize a tecnologia à favor do seu negócio, esteja presente nas redes sociais e seja referência em comunicação. Mas não é só o online que importa… A pesquisa “Consumidor Ultradinâmico”, da WGSN, revela que as pessoas estão mais engajadas, vislumbram a transformação da sociedade e impõe novos padrões de comportamento e de negócios.

Mais que produtos

Você gera mais valor e aproximação com o seu cliente quando oferece mais que apenas produtos. Para um supermercado, criar um relacionamento com o cliente é essencial para fidelizar e oferecer uma experiência diferenciada no momento da compra.

Mas como você pode fazer isso? Dando dicas gratuitas de receitas, de quais pratos harmonizam com os tipos de vinhos disponíveis nas prateleiras, informações nutricionais, descontos em produtos saudáveis, oferecendo variedade de produtos veganos, orgânicos e sem glúten. 

Psicologia das cores

As cores são utilizadas para despertar emoções diferentes nas vendas, uma delas é a sensação de urgência (da compra). Mas cuidado, pois uma única cor pode causa efeitos psicológicos diversos, mas tudo vai depender do contexto que ela está inserida. As cores mais usadas nos setores alimentícios são: vermelho, amarelo e laranja. 

O vermelho é capaz de estimular o apetite. O amarelo está mais ligado à cautela e atenção, e também desperta a sensação de felicidade. O laranja é uma cor amigável.

Prateleiras

Uma dica para mexer com o subconsciente dos seus clientes: deixar as prateleiras com poucos produtos. Pode parecer loucura, mas prateleiras com poucos produtos criam a sensação de que outras pessoas já comparam tanto aquele produto, e por  ele ser muito bom, está vendendo muito. 

Mantenha-se à frente e ofereça o melhor para seus clientes. Os suportes Lorens são fabricados com higiene, alto padrão de acabamento e durabilidade, além de serem práticos e de fácil uso, para proporcionar a melhor experiência aos clientes de um comércio.