Warning: The magic method MchGdbcBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/u336404192/domains/lorensonline.com.br/public_html/wp-content/plugins/goodbye-captcha/includes/plugin/MchGdbcBasePublicPlugin.php on line 44
Conheça os 5 principais tipos de consumidores

Se você chegou a este post, provavelmente está tentando entender melhor o comportamento dos seus consumidores, certo? Se esse é o seu objetivo, você está no lugar certo. Aqui vamos apresentar os 5 tipos de consumidores e seus comportamentos. 

Estar à frente de uma empresa é uma tarefa complexa por vários motivos, um deles é a necessidade de entender o público-alvo e oferecer exatamente aquilo que ele procura, a fim de manter a operabilidade do negócio a longo prazo.

O primeiro passo é entender a mente dos consumidores para, assim, ter as informações necessárias e montar uma estratégia para atraí-los.

É por isso que conhecer os 5 tipos de consumidores é tão importante!

Esta lista tem como base os ensinamentos de Philip Kotler e outros especialistas da área.

É importante ter em mente que uma só pessoa pode estar presente em mais de uma das classificações, tendo diferentes comportamentos relacionados a compras.

Continue a leitura e identifique todos os possíveis consumidores do seu negócio.

 

5 tipos de consumidores: lista completa

 

1. Consumidor iniciador

 

Como o próprio nome sugere, o iniciador é aquele que vai “dar a ideia” da compra, ou seja, vai sugerir que a aquisição de um produto/serviço seja feita.

Seja por meio de uma propaganda na TV, no meio social, por meio de um outdoor… O iniciador é aquele que percebe a necessidade do produto.

Por exemplo: quando seu filho pede um brinquedo que viu na televisão ou na escola, ele está sendo um consumidor iniciador.

 

2. Consumidor influenciador

 

O consumidor influenciador é responsável por sugerir a aquisição do produto e/ou serviço.

Esse tipo de consumidor é tão comentado hoje em dia, que deu origem até mesmo a uma nova área: o marketing de influência.

Como o próprio nome sugere, ele influencia a decisão de compra. 

Pode ser um amigo que mostra a você um novo equipamento, uma amiga que te apresenta uma nova marca de cosméticos, o namorado que mostra um novo restaurante, enfim, os influenciadores não precisam ser profissionais. 

Todas as pessoas influenciam no dia a dia, mesmo que de forma irracional.

Inclusive, um estudo da Qualibest mostrou que os influenciadores são a segunda fonte para tomada de decisão de compra e perdem apenas para parentes e amigos.

3. Consumidor Decisor

 

O consumidor decisor é quem decide a compra. Ele geralmente é muito bem informado sobre as soluções disponíveis no mercado.

Ele é quem decide se fará a compra ou não, sem ter muitas influências externas na decisão de compra.

Geralmente esse consumidor é quem detém o poder de compra, ou seja, é ele quem possui a renda da família, como pais, gestores financeiros e empreendedores.

4. Consumidor Comprador

 

O consumidor comprador é parecido com o decisor. Porém, há uma diferença: ele é quem realiza a compra em si, porém, não é ele quem decide fazer a compra.

O comprador pode ser um funcionário que foi comprar uma nova máquina para a empresa, seguindo ordens do dono da empresa – que é o decisor.

 

5. Consumidor Usuário

 

Na verdade, consumidor e usuário têm o mesmo significado: o consumidor é o usuário do produto.

Muitas vezes, o usuário nem é o responsável pela compra. Por exemplo: a criança que usa o brinquedo comprado pelos pais.

Por que é importante conhecer os 5 tipos de consumidores?

Conhecer os 5 tipos de consumidores é importante para conhecer o papel de cada um na jornada de compra.

A partir disso, você pode criar estratégias para alcançar cada um desses consumidores, conforme a necessidade e o comportamento de cada um deles.

Todos os consumidores do seu varejo são importantes, não somente o decisor (aquele que detém a renda)!

Então, gostou de conhecer os 5 tipos de consumidores? Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir nosso texto com as 3 tendências de varejo em 2023.

Aproveite, também, para acessar nosso site e conhecer produtos Lorens destinados ao varejo.