Se você chegou a este post, provavelmente está tentando entender melhor o comportamento dos seus consumidores, certo? Se esse é o seu objetivo, você está no lugar certo. Aqui vamos apresentar os 5 tipos de consumidores e seus comportamentos.
Estar à frente de uma empresa é uma tarefa complexa por vários motivos, um deles é a necessidade de entender o público-alvo e oferecer exatamente aquilo que ele procura, a fim de manter a operabilidade do negócio a longo prazo.
O primeiro passo é entender a mente dos consumidores para, assim, ter as informações necessárias e montar uma estratégia para atraí-los.
É por isso que conhecer os 5 tipos de consumidores é tão importante!
Esta lista tem como base os ensinamentos de Philip Kotler e outros especialistas da área.
É importante ter em mente que uma só pessoa pode estar presente em mais de uma das classificações, tendo diferentes comportamentos relacionados a compras.
Continue a leitura e identifique todos os possíveis consumidores do seu negócio.
5 tipos de consumidores: lista completa
1. Consumidor iniciador
Como o próprio nome sugere, o iniciador é aquele que vai “dar a ideia” da compra, ou seja, vai sugerir que a aquisição de um produto/serviço seja feita.
Seja por meio de uma propaganda na TV, no meio social, por meio de um outdoor… O iniciador é aquele que percebe a necessidade do produto.
Por exemplo: quando seu filho pede um brinquedo que viu na televisão ou na escola, ele está sendo um consumidor iniciador.
2. Consumidor influenciador
O consumidor influenciador é responsável por sugerir a aquisição do produto e/ou serviço.
Esse tipo de consumidor é tão comentado hoje em dia, que deu origem até mesmo a uma nova área: o marketing de influência.
Como o próprio nome sugere, ele influencia a decisão de compra.
Pode ser um amigo que mostra a você um novo equipamento, uma amiga que te apresenta uma nova marca de cosméticos, o namorado que mostra um novo restaurante, enfim, os influenciadores não precisam ser profissionais.
Todas as pessoas influenciam no dia a dia, mesmo que de forma irracional.
Inclusive, um estudo da Qualibest mostrou que os influenciadores são a segunda fonte para tomada de decisão de compra e perdem apenas para parentes e amigos.
3. Consumidor Decisor
O consumidor decisor é quem decide a compra. Ele geralmente é muito bem informado sobre as soluções disponíveis no mercado.
Ele é quem decide se fará a compra ou não, sem ter muitas influências externas na decisão de compra.
Geralmente esse consumidor é quem detém o poder de compra, ou seja, é ele quem possui a renda da família, como pais, gestores financeiros e empreendedores.
4. Consumidor Comprador
O consumidor comprador é parecido com o decisor. Porém, há uma diferença: ele é quem realiza a compra em si, porém, não é ele quem decide fazer a compra.
O comprador pode ser um funcionário que foi comprar uma nova máquina para a empresa, seguindo ordens do dono da empresa – que é o decisor.
5. Consumidor Usuário
Na verdade, consumidor e usuário têm o mesmo significado: o consumidor é o usuário do produto.
Muitas vezes, o usuário nem é o responsável pela compra. Por exemplo: a criança que usa o brinquedo comprado pelos pais.
Por que é importante conhecer os 5 tipos de consumidores?
Conhecer os 5 tipos de consumidores é importante para conhecer o papel de cada um na jornada de compra.
A partir disso, você pode criar estratégias para alcançar cada um desses consumidores, conforme a necessidade e o comportamento de cada um deles.
Todos os consumidores do seu varejo são importantes, não somente o decisor (aquele que detém a renda)!
Então, gostou de conhecer os 5 tipos de consumidores? Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir nosso texto com as 3 tendências de varejo em 2023.
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