Warning: The magic method MchGdbcBasePublicPlugin::__wakeup() must have public visibility in /home/u336404192/domains/lorensonline.com.br/public_html/wp-content/plugins/goodbye-captcha/includes/plugin/MchGdbcBasePublicPlugin.php on line 44
5 usos inusitados do polietileno - Loren's Suportes

Você sabia que existem diversos tipos de plástico? Um deles é o polietileno (PE), sobre o qual já falamos em outro post aqui no blog. Neste texto, você vai descobrir quais são as principais características desse material e conferir 5 usos inusitados do polietileno. Continue a leitura para conferir!

Em termos técnicos, o polietileno é uma resina termoplástica flexível e cristalina. É chamado de termoplástico porque ele se deforma com o calor, especificamente com temperaturas acima de 120ºC.

Apesar disso, em temperaturas abaixo de 120ºC ele pode sofrer mudanças bruscas de temperatura e mesmo assim não ter suas propriedades afetadas. Dessa forma, trata-se de um material extremamente versátil, que pode ser útil para diversas aplicações.

Por isso, o polietileno é um dos plásticos mais utilizados do mundo, inclusive em coisas que talvez você nem saiba que são feitas com esse material.

Outro ponto positivo é que o polietileno de alta densidade (PEAD) (o mais utilizado) é a segunda resina mais reciclável do mundo. Dessa forma, após ser utilizado na fabricação de algum material, ele pode voltar para o início do ciclo e ser utilizado como base para a fabricação de mais plástico.

Além do PEAD, também existe o polietileno de baixa densidade (PEBD), que foi o primeiro plástico do tipo polietileno, criado em 1933. Podemos dizer que é o polímero com o arranjo molecular mais simples que existe e, graças a isso, seu custo é menor que de outros mais elaborados. O PEBD suporta temperaturas de 80 °C a 95 °C, é atóxico, impermeável e flexível.

Com relação à fabricação, funciona da seguinte forma: o etileno é um dos elementos usados na fabricação. Trata-se de um gás que chega ao seu estado líquido a -104ºC. Ele passa pelo processo de polimerização, ou seja, é transformado em polímeros, que são pequenas partículas, semelhantes a grãos. A partir daí surge o polietileno.

Agora que você já conhece as principais características e os benefícios do polietileno, é hora de conferir os 5 usos inusitados que separamos para você. 

 

5 coisas que talvez você não sabia que eram feitas de polietileno 

 

1. Filme e saquinhos de supermercado

 

O filme de polietileno é um item versátil que pode ser usado para as mais diversas funcionalidades tanto em indústrias quanto no lar.

Por ser um plástico atóxico, serve para embalar qualquer tipo de produto, inclusive alimentos e bebidas, sem causar qualquer alteração às propriedades do produto.

Além do filme, o polietileno também é o material utilizado para a fabricação dos saquinhos de supermercado.

 

2. Capacetes de segurança

 

Outro item que é fabricado com polietileno são os capacetes de proteção. Eles são usados para dar proteção à cabeça ou parte dela contra impacto, choque elétrico e respingos de produtos químicos.

O casco do capacete é a parte rígida e externa do capacete. Ele deve ser produzido com polietileno de alta densidade.

 

3. Bombonas para produtos químicos

 

 

 

Outro item fabricado com polietileno é a bombona para produtos químicos, muito utilizada na indústria química e farmacêutica, além de ser utilizada para a fermentação de cerveja artesanal.

 

4. Potes dos mais variados tipos

 

 

Sabe aquele pote de sorvete que você compra no mercado e depois usa para guardar feijão no freezer? Ele também é feito com polietileno, porém, para sua fabricação, é utilizado o PEBD (Polietileno de baixa densidade).

Podemos dizer que esse tipo de polietileno possui um arranjo molecular mais simples, e por isso suporta temperaturas de no máximo 95ºC.

5. Suporte para bobinas de sacolas plásticas em supermercados

 

 

Por fim, um produto que faz parte do dia a dia de todas as pessoas é o suporte para bobinas de sacolas plásticas em supermercados, padarias, açougues, sacolões, entre outros locais.

Esse é um exemplo de produto que é fabricado em polietileno e que muitas vezes não percebemos, mas fazem toda a diferença em nosso dia a dia!

Os suportes da Lorens servem para todos os tipos de tubetes de 21 mm a 29 mm de diâmetro externo. Para conhecer esse e outros produtos que oferecemos, acesse nosso site. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar todas as novidades!